1. Observe a representação do espaço no mural A Última Ceia, de
Leonardo da Vinci. De acordo com a representação,
Escolha uma opção:
a.
as figuras são planas e rígidas e não apresentam uma sensação de volume.
b. há um certo efeito de
profundidade graças à bidimensionalidade do conjunto.
c. o espaço é irreal e
completamente desprovido de profundidade, pois não há intenção alguma de
representar o espaço no qual as formas e figuras estão situadas aleatoriamente.
d. Leonardo
consegue dar volume à figura por meio de um sombreado suave que vai do claro ao
escuro, característica que é própria do período conhecido como Renascimento.
2. As três questões que envolvem o encaminhamento metodológico
do ensino de música são:
Escolha uma opção:
a. ouvir, tocar e
dançar.
b.
relação entre a atividade de apreciação e produção musical, realidade cultural
da escola como ponto de partida do trabalho e articulação entre os conteúdos
dos diversos grupos.
c. ação,
representação e audição.
d. relação entre os
blocos de conteúdos, relação entre os gêneros da música e relação entre as
formas musicais.
3. A música tem como fonte de trabalho, como
matéria-prima,
Escolha uma opção:
a. a imagem.
b. o movimento.
c.
o som.
d. a
representação.
3. A leitura de uma obra de arte implica
conhecimentos, tanto da função da arte em nossa vida e das técnicas - o
desenho, a pintura, a gravura, a fotografia, a escultura - quanto dos gêneros artísticos.
Em se tratando de artes visuais, as obras de arte podem ser classificadas por
meio das suas temáticas e divididas em:
Escolha uma opção:
a.
paisagens idealizadas e realistas, e pintura de gênero.
b.
natureza-morta, retrato, paisagem, cenas do cotidiano, históricas, mitológicas
e religiosas.
c. cenas com figura
humana e sem figura, cenas idealizadas e realistas.
d. cenas de guerra e de
paz, retratos figurativos e abstratos.
5. Uma das danças de salão mais populares do século
XIX, e que teve como um dos seus compositores mais famosos Johann Strauss, foi
a(o)
Escolha uma opção:
a. balada.
b. fandango.
c. rock.
d.
valsa.
6. De acordo com o estudo das técnicas, as
composições visuais podem ser classificadas em
Escolha uma opção:
a. bidimensionais,
quando utilizamos duas dimensões - altura e largura - como no desenho, na
fotografia, na pintura, na gravura; e tridimensionais, quando utilizamos as
três dimensões - altura, largura e profundidade - como nas esculturas em baixo
relevo, alto relevo e em relevo escavado.
b. bidimensionais,
quando utilizamos duas dimensões. Suas principais técnicas são: o desenho, a
gravura, a publicidade e as pinturas nas paredes das cavernas; e composições
gráficas com as seguintes técnicas: o cinema, o design, o vídeo e a
gravura.
c. bidimensionais, com
as técnicas do desenho, da pintura, da gravura, da fotografia; e
multidimensionais, com as técnicas em que o artista se utiliza da forma, do
espaço e do tempo como dimensões estéticas.
d. multidimensionais,
com as técnicas do desenho, da pintura, da gravura, da fotografia;
tridimensionais, com as técnicas em que o artista se utiliza da forma, do
espaço e do tempo como dimensões estéticas.
7. Músicas da moda, que recebem grande apoio da
mídia, fazem muito sucesso durante um período curto de tempo e rapidamente
desaparecem, pertencem ao gênero de músicas
Escolha uma opção:
a. alegres.
b. criadas pela
indústria cultural.
c. folclóricas.
d. rápidas.
8. A função da arte na escola é ensinar a ver e
ouvir. Por isso, é preciso I. desencadear um processo de formação dos sentidos,
pois tanto os objetos prático-utilitários quanto artísticos precisam ser
compreendidos em seus significados. II. desenvolver um trabalho contínuo e
sistemático com a produção cultural que inclui, sem restringir a eles, os
objetos artísticos como via de familiarização cultural. III. possibilitar aos
alunos o domínio dos conhecimentos artísticos sistematizados na forma de
História da Arte. São corretas as afirmativas:
Escolha uma opção:
a. I, II e III.
b. I e III.
c. II e III.
d. I e II.
9. Improvisar, em música, significa
Escolha uma opção:
a. inventar
músicas instrumentais.
b. criar a
composição musical no momento da execução.
c. pensar na
composição musical antes de cantá-la.
d. pensar na música
antes de tocá-la.
10. Analise os elementos de organização da
composição e os procedimentos técnicos e estilísticos empregados por Käthe
Kollwitz em Mortalidade Infantil, de 1925. Marque V para a afirmativa verdadeira
e F para a afirmativa falsa. ( ) Composição sem equilíbrio, mas com uma temática
bem alegre. ( ) Composição com formas rígidas, cruas e sintéticas e com linhas
ásperas e quebradas, expressando a tragédia da existência humana. ( ) A imagem
comunica ou sugere tranquilidade, alegria, religiosidade, silêncio e doçura. (
) A imagem comunica ou sugere dor, desespero, tristeza, solidão, rigidez e
medo. Marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma opção:
a. F, F, V, F.
b. F, V, F, V.
c. F, V, V, F.
d. V, F, F, V.
Nenhum comentário:
Postar um comentário